sábado, 28 de novembro de 2009

Pantera Cor-de-Rosa





DePatie-Freleng Enterprises (ou abreviação para DFE) foi uma companhia de animação baseada em Hollywood, activa de 1963 a 1981. DFE foi fundada após o encerramento do famoso departamento de animação Termite Terrace da Warner Bros. Dois profissionais de animação, o veterano Friz Freleng e David H. DePatie associaram-se e fundaram a DFE. Muitos dos animadores com quem trabalharam na Warner nos anos 1950 e 1960 juntaram-se a eles.

"Uma de suas primeiras criações aconteceu em 1963, quando eles foram chamados pela United Artists para criar um desenho de abertura para o filme A Pantera Cor-de-Rosa, onde o Inspector Closeau, vinterpretado pelo actor Peter Sellers, corria em busca de uma diamante conhecido como A Pantera Cor-de-Rosa. Nesta curta animação DePatie-Freleng resolveram transformar o diamante numa verdadeira Pantera Cor-de-Rosa, muito esperta e inteligente.

O sucesso foi tanto que acabou gerando uma série de desenhos animados. Pouco tempo depois criaram outros personagens, como o Inspector, inspirado diretamente na personagem do filme. Durante a década de 60 e 70 os estúdios da DePatie-Freleng criaram uma série de desenhos animados que se tornaram um grande sucesso como o Super 6, Super Presidente, Misterjaw, Bombom e Mamau, O Tamanduá e a Formiga, Toro e Pancho, A Cobrinha Azul, Xerife Hoot Kloot, O Poderoso Cachorrão, Crown - A Cegonha Perna Fina, De volta ao Planeta dos Macacos, entre outos.

No ano de 1964, a DePatie-Freleng fez um acordo com a Warner Bros para produzir novos personagens para Looney Tunes e também com a Format Films lançaram a série de desenhos animados do Runner. Também fizeram trabalhos conjuntos com a Hanna-Barbera Productions e Filmation, especiais para a CBS, assim como as abertura animada para a série de televisão Jennie é um génio, na década de 60."

Sem comentários:

Enviar um comentário