sábado, 27 de fevereiro de 2010

Lucky Luke

video

Maurice de Bévère


Maurice de Bévère, mais conhecido por Morris nasceu a 1 de dezembro de 1923 e morreu a 16 de julho de 2001,foi um ilustrador de banda desenhada belga, criador de Lucky Luke. O seu pseudónimo refere-se à pronúncia do seu primeiro nome.

Morris começou a desenhar nos pequenos e efémeros estúdios de animação CBA, onde conheceu Peyo e André Franquin. Criou Lucky Luke em 1946 para a Revista Spirou. Lucky Luke é um cowboy solitário que viaja através do Oeste selvagem ajudando aqueles que precisam e ajudado pelo seu fiel cavalo, Jolly Jumper. A primeira aventura de Lucky Luke foi a "Arizona" em 1880 - foi publicada no almanaque "Spirou 1947". As primeiras 31 aventuras foram publicadas pela Dupuis, mas no final dos anos 1960, Morris deixou a Dupuis e a revista Spirou e passou para a Dargaud e para a Revista Pilote.



Morris viajou aos Estados Unidos com os seus colegas Jijé e André Franquin, onde viveu durante seis anos, período em que recolheu material para mais aventuras do seu herói. Ali conheceu René Goscinny, um escritor de banda desenhada francês que mais tarde escreveria as histórias do Asterix, até à sua morte, em 1977.

Lucky Luke



Depois de Tintim e de Asterix, Lucky Luke é a série mais popular e a mais vendida entre o género na Europa. Facto curioso é o de que foram publicadas poucas aventuras deste herói em idioma inglês. Lucky Luke caracterizou-se por ter sempre ao canto da boca um cigarro, mas a partir de 1983 Morris decidiu substituir o mesmo por uma palha, o que lhe valeu o reconhecimento da Organização Mundial de Saúde (OMS), recebendo a 7 de Abril de 1988 em Genebra uma medalha, pelas jornadas mundiais sem tabaco.

Lucky Luke - O cowboy que dispara mais rápido do que a própria sombra, enfrenta em todas as suas aventuras o crime e a injustiça.

Sem comentários:

Enviar um comentário