domingo, 13 de dezembro de 2009

Popeye

Foi na passada terça feira dia 8 de Dezembro, que fez 115 anos que nasceu um grande cartunista Elzie Crisler Segar mais conhecido por ser o criador de Popeye, personagem esta que apareceu pela primeira vez no seu jornal em 1929.

Primeira aparição de Popeye no jornal (versão colorida mais tarde). Contracenando com o irmão da Olívia, Castor Palito, e a Galinha Mágica Bernice.


Popeye é uma personagem clássica criada por E.C. Segar em 1929 e foi adaptado para desenhos animados em 1933 por Max Fleischer.
Antes de Popeye aparecer nas tiras de jornais, as tiras de Segar eram protagonizadas pelos membros da Família Palito, o irmão da Olívia, Castor, e os pais Cole e Nana; outro que também tinha as suas próprias tiras, era o comedor de hambúrgueres, Dudu. A Olívia tinha outro namorado antes da chegada de Popeye, ele chamava-se Ham Gravy.
Popeye tem como suas principais características: um uniforme de marinheiro e um cachimbo. Tem a cara meio deformada, sempre com um olho fechado, e um proeminente "queixo duplo". Nas suas primeiras aparições não era careca, possuia vários fios de cabelo despenteados em baixo do chapeu de marinheiro, que com as mudanças do design da personagem durante os anos, foram sendo reduzidos para apenas três ou dois fios.


CURIOSIDADES!

Popeye e o seu "mau inglês"

"Um facto pouco conhecido sobre Popeye, é que ele fala mal nas dobragens originais em ingles. Ele fala: "me" quando deveria falar: "my" (que em português seria "d'eu" em vez de "meu"). Isso pode ser observado num verso da sua canção tema "I'm Popeye, the sailorman", em que ele fala: "me spinach" (espinafre "d'eu") quando o certo seria "my spinach" ("meu" espinafre), isso acontecia em quase todos os episódios, excepto no primeiro em que ele fez sua a estreia, e algumas das suas características ainda não estavam definidas"

"O significado do nome do Popeye é "olho estourado", ou também "olho rebentado" "saltado" ou "arrancado", ele é chamado assim pelo facto de ser um marinheiro zarolho. "Pop eye" quer dizer: "pop" = estouro ou saltar / arrancar, "eye" = olho, parecido um pouco com a palavra pipoca que é "popcorn" em inglês: "pop" = estouro, "corn" = milho, "milho estourado"."


Primiero episódio do popeye

Letra da muscia I’m Popeye The Sailor Man (em inglês)

I’m popeye the sailor man. I’m popeye the sailor man.
I’m strong to the finich, cause I eats me spinach.
I’m popeye the sailor man.

I’m one tough gazookus, which hates all palookas.
Wot ain’t on the up and square.
I biffs ’em and buffs ’em and always out roughs ’em
But none of ’em gets nowhere.

If anyone dares to risk my "fisk", it’s "boff" an’ it’s "wham" un’erstan’?
So keep "good be-hav-or", that’s your one life saver
With popeye the sailor man.

I’m popeye the sailor man, I’m popeye the sailor man.
I’m strong to the finich, cause I eats me spinach.
I’m popeye the sailor man.

Sem comentários:

Enviar um comentário