sábado, 6 de fevereiro de 2010

Calvin and Hobbes

Bill Watterson


William B. Watterson II, mais conhecido como Bill Waterson, nasceu em Washington, em 5 de julho de 1958 é o autor da tira Calvin e Hobbes.

Em 1980 Watterson formou-se em Ciências Políticas no Kenyon College. Imediatamente, o jornal Cincinnati Post ofereceu-lhe um emprego como desenhista de charges políticas por um período de testes de seis meses. "Eu estava na cidade havia duas semanas, e o editor já insistia que boa parte do meu trabalho envolvesse eventos locais, em vez de nacionais", explicaria em 1987. A cidade também estava começando a perceber que tinha um talentoso cartunista em Jim Borgman, que desenhava para o concorrente, e a comparação me era desfavorável."[1] Watterson passou a desenhar anúncios de mercados por quatro anos até criar Calvin e Hobbes.

"É surpreendente como trabalhamos duro quando o trabalho é feito apenas para nós mesmos."

Calvin e Hobbes foi publicado pela primeira vez em 18 de novembro de 1985. No livro de comemoração do décimo aniversário da tira, Watterson escreveu que suas influências incluem Charles Schulz, por seu trabalho em Minduim, Walt Kelly, por sua tira Pogo, e George Herriman, por Krazy Kat[3] — Watterson também escreveu a introdução do primeiro volume da compilação de tiras coloridas de Krazy Kat. O estilo de Watterson também reflete a influência de Little Nemo in Slumberland, uma tira desenhada no começo do Século XX por Winsor McCay.

Ele recusava-se a comercializar suas criações, dizendo que colar imagens de Calvin e Hobbes em canecas, adesivos e camisetas à venda desvalorizaria os personagens e suas personalidades.[9] Ele também recusou-se a permitir que fosse feita uma versão em desenho animado da tira. Watterson costumava criticar a decisão de Jim Davis de licenciar sua tira Garfield em tantos produtos, dizendo que isso "diminuiria" a tira

A última tira de Calvin e Hobbes foi publicada em 31 de dezembro de 1995. Desde que se aposentou, Watterson tem se dadicado à pintura, geralmente desenhando paisagens de florestas com seu pai. Em 21 de dezembro de 1999 um pequeno artigo escrito por Watterson em ocasião do fim da tira Peanuts foi publicado pelo jornal Los Angeles Times.[11] Ele tem se mantido longe das vistas do público e não deu nenhuma indicação de que pode vir a dar continuidade à tira, criar novos trabalhos baseados nos personagens ou mesmo dar início a novos projetos.Por questões de privacidade, ele raramente dá entrevistas ou faz aparições públicas.

Calvin and Hobbes

Calvin é um garoto de seis anos de idade cheio de personalidade, que tem como companheiro Hobbes, um tigre sábio e sardónico, que para ele está tão vivo como um amigo verdadeiro, mas para os outros não é mais que um tigre de peluche/pelúcia. De acordo com algumas visões, as fantasias mirabolantes de Calvin constituem frequentemente uma fuga à cruel realidade do mundo moderno para a personagem e uma oportunidade de explorar a natureza humana para Bill Watterson.

Watterson abandonou a criação que o tornou famoso em 1995, embora as tiras continuem em publicação em vários jornais, incluindo o português O Público

Curiosidade

O nome de Calvin foi inspirado no reformador religioso do século XVI, João Calvino, que discorreu, entre outros, acerca da depravação total do homem, ou seja, que o homem está naturalmente inclinado para promover o mal a seu próximo.[1][2]

Hobbes recebeu o nome de Thomas Hobbes, o filósofo inglês do século XVII[1] que tinha aquilo que Watterson chamou de "uma visão obscura da natureza humana", sendo o autor da famosa máxima "O homem é o lobo do homem" — ou seja, cada homem é o predador de seu próximo. De acordo com Watterson, a fonte dos dois nomes é entendida como uma piada para as pessoas que estudam ciência política e filosofia, e que poucas outras pessoas a iriam perceber.

Primeira e ultima tira de Calvin and Hobbes

primeira tira


Ultima tira


A 3.160.ª e última tira foi impressa no domingo, 31 de dezembro de 1995.[8] Na última tira, Calvin e Hobbes estão fora de casa, na neve, o que o deixa maravilhado e empolgado com a cena de inverno. O último painel mostra Calvin e Hobbes a zumbirem em cima de seu trenó, enquanto Calvin exclamara: "Vamos explorar!"

Sem comentários:

Enviar um comentário