sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

tintin


Tintim (no original francês Tintin) é o protagonista da série de ficção de banda desenhada conhecida como As Aventuras de Tintim (Les aventures de Tintin), criada pelo quadrinista belga Georges Prosper Remi em 10 de janeiro de 1929.

Hergé

Georges Prosper Remi nasceu a 22 de maio 1907 e faleceu a 3 de março 1983, mais conhecido por Hergé.Foi um escritor, artista, e desenhista de banda desenhada, belga. Tornou-se famoso como criador do consagrado e mundialmente conhecido personagem e herói Tintim, em As Aventuras de Tintim, que ele escreveu e ilustrou a partir de 1929 até à sua morte em 1983.

A inspiração para Tintim veio ,segundo Hergé, do seu irmão Paul, apesar de que este assunto ainda gera polêmicas até hoje. Muitos dos principais personagens retratados nas suas histórias eram baseados em pessoas de carne e osso. Tintim nasceu em 1929. Conhecido como o Walt Disney Europeu, Hergé criou diversos personagens além de Tintim, tais como Jo, Zette e Jocko. Hergé também criou Quim e Filipe (Quick et Flupke), dois meninos miúdos que vivem aventuras urbanas.

O estilo impecável de Hergé e o soberbo uso de cores levou-o a ser aclamado internacionalmente bastante tempo após a Segunda Grande Guerra, pois com o fim desta guerra, ele passou a ser censurado devido às suas ligações com o Nazismo, especialmente com o líder nazista belga León Degrelle. Os álbuns de Tintim, como os de outros personagens criados por Hergé, são lidos em mais de 40 línguas pelo mundo fora.O seu estilo influenciou a criação de outros personagens mais famosos dos quadrinhos, como (Astérix, Lucky Luke, Blake & Mortimer e muitos outros). Os álbuns com histórias completas são um marco no desenvolvimento de histórias em quadrinhos. Os álbuns de Tintim são de uma precisão incrível, com todos os detalhes minuciosamente cuidados.

"O racismo, colonialismo, anti-semitismo e outros aspectos negativos das estórias de Tintim também fizeram com que o personagem fosse mal visto ainda até hoje. O livro "Tintim no Congo", por exemplo, retrata os congoleses com grande preconceito e racismo, apresentando a visão estereotipada e deturpada que os belgas e fascistas tinham dos africanos. Muitos vilões das estórias de Tintim eram também negros, asiáticos, marxistas ou semitas, o que condiz com a visão fascista que Hergé tinha na época." Tintin


O nome Tintim aparece pela primeira vez em 1929, data que pode ser assinalada como a sua nascença gráfica.
Tintim é um jovem repórter que se envolve em casos perigosos e realiza ações heróicas para salvar o dia. Quase todas as aventuras retratam Tintim trabalhando, empenhado em suas investigações jornalísticas. Ele é um jovem de atitudes mais ou menos neutras e é menos pitoresco que o elenco secundário.
Milu é um cão terrier branco, o companheiro quadrúpede de Tintim. Eles regularmente salvam um ao outro de situações perigosas. Milu frequentemente "fala" com o leitor por meio de seus pensamentos (muitas vezes mostrando um humor um tanto seco), que supostamente não são ouvidos pelos personagens da história. O nome francês "Milou" foi largamente atribuído como uma referência indireta a uma namorada da juventude de Hergé, Marie-Louise Van Cutsem, que tinha o apelido de "Milou".
Capitão Haddock,outra personagem das aventuras de Tintn tem gosto pelo uísque Loch Lomond, e suas ocasionais "bebedeiras" tendem a colocá-lo em problemas, assim como sua intensa aracnofobia.

Algumas personagens secundárias

-Dupond
-Trifólio Girassol
-Bianca Castafior
-General Alcazare

Sem comentários:

Enviar um comentário