quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Asterix e Obelix


Faz hoje 50 anos que "nasceram" as personagens Astérix e Obélix.


Astérix e Obélix foram criados em França pelos criadores Albert Uderzoe René Goscinny no ano 1959.
Após o falecimento de Goscinny, vítima de um ataque cardíaco em 1977, Uderzo prosseguiu o trabalho apesar de Goscinny ter afirmado que não queria que ninguém continuasse a série após a sua morte.

As primeiras publicações surgiram na revista Pilote logo no primeiro número a 29 de Outubro de 1959. O primeiro álbum Astérix o Gaulês, foi editado em 1961. A partir deste começaram a ser lançados anualmente.

Até os dias de hoje foram lançados 3 álbuns com a personagem, um dos quais é uma compilação de histórias curtas. Astérix também inspirou 11 adaptações para cinema (8 de animação e 3 de imagem real).

Personagens Principais:

ASTÉRIX, o herói gaulês e o melhor amigo de Obélix. Caminha sempre com um frasco de poção mágica fornecido por Panoramix e é o mais inteligente. O seu nome provém da palavra francesa asterisque (asterisco).

OBÉLIX,é o melhor amigo de Astérix. Adquiriu força sobre-humana permanente ao cair dentro de um caldeirão cheio de poção mágica quando era bebé. Adora o cachorrinho Idéafix, que os acompanha nas suas aventuras juntamente com Astérix. Só pensa em duas coisas: comer javalis e agredir nos romanos. Seu nome provém do francês obelisque (obelisco).

Sem comentários:

Enviar um comentário